CADA VAGA DA LEI DE COTAS IMPORTA E PRECISASER OCUPADA POR TRABALHADORES COM DEFICIÊNCIA

Praticamente metade das empresas metalúrgicas de Osasco e Região têm em seus quadros de funcionários trabalhadores com deficiência cumprindo a Lei de Cotas ou até mais.

Aquelas que negligenciam as contratações começaram a ser fiscalizadas pelo Ministério do Trabalho. Entre setembro e outubro do ano passado 55% das empresas fiscalizadas foram multadas por não contratarem pessoas com deficiência, mesmo recebendo prazos elásticos para seu enquadramento legal.

Principais resultados da movimentação nas 40 empresasNº de EmpresasPorcentagem (%)
Empresas autuadas por não cumprirem a cota2255,0%
Empresas regularizaram durante a fiscalização 615,0%
Empresas regularizadas na chegada da fiscalização 410,0%
Empresas autuadas por embaraço à fiscalização 410,0%
Empresa irregular, mas não foi autuada por ser EPP12,5%
Fiscalização transferida para a matriz, em Minas Gerais12,5%
Fiscalização não aconteceu porque o fiscal foi em outro endereço 12,5%
Empresa estava desobrigada no ato da fiscalização12,5%

Fonte: Relatórios de Inspeções das Fiscalizações realizadas entre maio e outubro de 2023 

A direção do sindicato reuniu-se com a Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo, em 30 de janeiro, para apoiar o retorno da fiscalização. Diante do Superintendente Marcus Alves de Mello o sindicato alertou que “é necessário insistir com as empresas negligentes para que cumpram a Lei, porque todas querem as pessoas com deficiência como consumidores de seus produtos e serviços, mas estão negando o direito delas também comporem seus quadros de funcionários. E isto é inaceitável! 

 2º CONGRESSO DE DOENÇAS RARAS “ALEX GARCIA”

O 2º Congresso de Doenças Raras “Alex Garcia” reunirá profissionais de saúde, pesquisadores, pacientes raros e ultrarraros, bem como representantes de organizações governamentais e não governamentais. O evento acontecerá de forma presencial e online, transmitido ao vivo pelo canal do Youtube do Diário PcD, no dia 29/02/24 das 10h30 às 12h30 e das 14h às 17horas.

Ele será realizado no Auditório do Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região/ Espaço da Cidadania – localizado na Rua Erasmo Braga, 307, 3º Andar – Pres. Altino, Osasco – SP e também disponível ao vivo pelo youtube. O público-alvo abrange profissionais de saúde especializados em doenças raras, pesquisadores, pacientes raros e suas famílias, representantes de organizações governamentais e não governamentais, além do público em geral, cuidadores, profissionais da educação, direito, psicologia, empreendedorismo e estudantes.

Produção e realização: Tudo Sobre Inclusão Consultoria PcD

Apoio: Diário PcD – Informações e notícias, Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e Região, Espaço da Cidadania e vários parceiros.



Deixe um comentário